sexta-feira, dezembro 04, 2009

Portugal tem baixa auto-estima.... Say whaaat?

Okay...li algures que Portugal é dos países na Europa que tem menor auto-estima segundo um "estudo independente" (os estudos independentes nem devem ter nada a ver com isso) quer-se dizer... Whatta hell?
Tão a gozar certo?
Só PODEM estar a gozar.
... Não?
Okay...
vamos ver se eu percebo.
Quando Acontece uma qualquer tragédia internacional há sempre aquele comentário do jornalista "Iam x portugueses a bordo/ estavam x portugueses no local" e por aí.
Quando foi a Historia do avião que caiu no mar a primeira vez que noticiaram foi basicamente assim "Um avião de uma companhia aérea desapareceu da sua rota, não iam portugueses a bordo" e passaram à frente para outra noticia qualquer...
Se um emigrante português Singra no estrangeiro Meu bom Jasus! Ele é reportagens entrevistas e o escambau, só porque é português, porque no fundo ninguém quer mesmo saber como é que eles ficaram bem sucedidos.
Se fábricas portuguesas contribuem pra fazer as borrachas do assento da sanita das naves espaciais da NASA é logo feita uma reportagem em que demonstram o quão importantes são os assentos de sanita "made in Portugal" para a descolagem correcta da nave, e que sem eles a nave pegava fogo e caía a meio da trajectória de volta para terra.
Okay okay... o que é nacional é bom , mas não exageremos tá?

Bem mas se calhar estou a ver isto pelo prisma errado... se calhar os portugueses individualmente é que tem uma baixa auto estima (Sim porque já vi que como nação se o ego de Portugal fosse maior o pais afundava no mar) analisemos então isto....
Hum... não vejo ali muita falta de confiança... e se bem me lembro na altura das misses, em 2004 quando fizeram um concurso televisivo.... também foi pra lá cada chuchuzinho que vou te contar.... ou seja... auto confiança lá no topo... Por isso eu pergunto... para que querem pôr pra baixo um povo com tanto... star quality? [A ouvir: Mindprint Traveller - Sentimentu ] [Humor : Doido ]

Um comentário:

  1. Porque a auto-estima nada tem a ver com o sucesso alheio (de outros Portugueses), mas está relacionado com a confiança no próprio sucesso.
    Portugal tem ( é notório ) exponenciais de sucesso ( precisa ter excelente auto-estima para chegar e permanecer no topo ), mas o facto é que - na grande maioria dos casos - o Português não acredita em si mesmo.
    Daí a importância das " pesquisas ", que apenas revelam uma "tendência" de comportamento baseada em perguntas que visam mensurar essa auto-confiança.
    Seguramente o autor do Post, tem elevada auto-estima, e portanto é natural que se relacione com outras pessoas que possuem auto-confiança igual ou superior, logo o "mundo" do autor não reflecte necessariamente a tendência de outras populações.
    Se perguntamos se alguém acha que deveria acabar com o subsídio desemprego para investir em empresas individuais, ou perguntamos para os formandos se preferem trabalhar em uma companhia ou iniciar seu próprio negócio teremos uma percepção de auto-estima ou falta dela.
    Mas a pesar dessa linha psicológica em desenvolvimento, o Português tem outras virtudes invejadas por muitos europeus. Inclusive virtudes geográficas.
    Entretanto o que penso ser mais importante é que o Autor do Post continue a promover e exaltar a auto-estima (inclusive com alguns exageros) Portuguesa, sobretudo com aquela camada fora do seu círculo de relacionamentos. Você faz imensa diferença nesse País.

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...