sexta-feira, maio 28, 2010

Mordi a língua e não morri envenenado... amazing

Dizer "Odeio pessoas que falam mal das outras pessoas pelas costas" é um bocadinho redundante. Porquê?
Porque assim dizemos que odiamos toda a gente no planeta.
Chocados?
porquê?
Tipo... É um facto universalmente reconhecido que toda a gente fala mal de toda a gente.
nem vale a pena tentar negar.

É genético, tipo as girafas têm os filhos de pé, as crias de águia careca cospem substancia ácida prós focinhos dos predadores e o ser humano fala (mal) dos seus congéneres.
Temos todos um gene de má-língua codificado no DNA, deve ser defeito/qualidade de fabrico
Acho que é uma espécie de reflexo involuntário... talvez para exercitar o nosso padrão de julgamento social ou assim (aquelas coisas chatas que se desenvolvem em conjunto com a consciência, fruto de milhares de anos a viver em sociedade... Damn you civilization).

  • Falamos dos amigos... das suas escolhas... (quem nunca comentou o namorico de A B ou C com X Y Z?) porquê? porque nos preocupamos com eles.
  • Falamos de pessoas de quem temos raiva. porquê? porque ridicularizando essas pessoas nos sentimos menos irritados.
  • Falamos das pessoas famosas e da maneira como gastam o dinheiro e como vivem vidas promiscuas. porquê? porque as invejamos (pode ser a nível material afectuoso ou whatever)
  • Falamos vizinha de baixo que faz barulho a lavar a loiça...


E juntando todos os porquês numa amalgama chegamos à conclusão principal:
"Porque sabe bem."
Nem há outra explicação possível, e por muito que custe a muito boa gente admitir, falar mal de outras pessoas afasta as nossas preocupações mais recalcadas (ainda que por pouco tempo)
Por expor defeitos de outras pessoas minimizamos temporariamente os nossos.
Por falarmos mal de alguém, pelo simples acto de escarnecer de alguém sem que este saiba criamos laços de cumplicidade com quem maldiz connosco.

Afasta o stress, e é uma óptima forma de socialização. Não contribui para o buraco do ozono nem deixa resíduos não recicláveis. não é conflituoso com religiões ou crenças e dá para fazer em qualquer linguagem. (parece que estou a vender alguma coisa nas televendas, mas é verdade, só estou a enaltecer todos os benefícios da maledicência)
Não temos que encarar isso como uma coisa negativa a não ser que o façamos como único recurso (tipo não convém estar sempre a falar mal das pessoas pelas costas como substituição de confronto... pode parecer mais fácil mas acaba sempre pior para o falador e para o falado)

Por isso... Falem.

(e tão á vontade pra comentar também xD)

[A ouvir : Starstruck -Lady Gaga]

[Humor: Sonolento]

6 comentários:

  1. ATÉ QUE ENFIM alguém com a mesma opinião do que eu. este tema dava um bom post "detesto falsos moralismos e pudismos", um dia ainda te vou roubar a ideia =P é super natural falarmos mal dos outros... tão natural! mais vale admitir. como eu e uma amiga temos a mania de dizer "vamos partir na X"... ou seja "vamos lá falar mal dela que essa miúda irrita-me". eu própria admito, quando estou num grupo mais chegado "vá, vamos lá falar mal de alguem", ou quando estivemos num grande grupo anteriormente e dps alguem vai embora, "vamos lá falar o que achámos dele"..LOL. acho preferível ser assim do que "ai, sabe, eu não sou nada de fofoquices nem de falar da vida dos outros, mas não acha que X e Y ..." . enfim! fofoquice é uma coisa naturalmente humana, nada a fazer! até é saudável in a certain way. desde que não dediquemos as nossas vidas à fofoca (ou seja, de vez em quando gostamos de fazê-lo mas não deixamos de ter vida por isso), não vejo o mal. falo mal dos outros, falam mal de mim, é natural, estamos quites.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Claudjinha
    xD mentes brilhantes pensam de forma semelhante xD.
    Tambem faço isso tudo xD.
    e gosto xD.

    =*

    ResponderExcluir
  3. EXACTAMENTE. E se há coisa pela qual tenho uns desejos repentinos incontroláveis, às vezes (além de sushi!) é de umas boas sessões de corte e costura. Então não faz bem!

    ResponderExcluir
  4. Cat
    eu também tenho desses ataques xD. é um bom hobbie mal dizer xD

    ResponderExcluir
  5. quanto a isso nao ha nada a fazer. cada vez existem mais pessoas assim...é muito mais facil falar mal (e muito mais interessnte) do que falar bem. há mais tema de cnversa.

    ResponderExcluir
  6. B
    e há cada vez mais pessoas que dizem que não o fazem... enfim xD (3 comments meus e 3 fotos diferentes xD)

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...