sexta-feira, agosto 06, 2010

I'm No backup Plan

Dizem que a idade nos muda.
Muito sinceramente nunca engoli essa.
Não acredito muito na capacidade de mudança do ser humano.
Okay as pessoas podem mudar de gostos e de amigos, de ambiente e de roupas, mas as pessoas não mudam de alma.
Não quero com isto dizer algo do género “as pessoas são uma merda”
apenas estou a afirmar que não acredito que uma pessoa mude de carácter por ficar mais velha.
Apenas amadurece o carácter com que veio ao mundo, com todos os seus defeitos e qualidades já embutidos.
Como tal, nunca mudei muito as minhas opiniões acerca de grande parte das coisas (pelo menos daquelas com as quais tenho uma visão directa , para poder formar uma opinião. Até hoje acho que deve ser nojento comer gafanhotos fritos, mas só posso saber isso se comer um… e não me apetece lá muito) , e com quase quase 21 anos em cima (faltam uns míseros 5 dias) posso dizer que tolero muitas coisas.

Mas e isto tudo porquê?

Porque vou falar duma coisa que por mais anos passados nunca consegui engolir (e que suspeito que nunca vá resultar comigo)

Amizades ocasionais.

Não estou a falar de amizades de verão - daquelas que duram um verão, com direito a juras de eternidade quando as férias acabam e a um esquecimento gradual até o completo afastamento de ambas as partes em 90% dos casos - acho isso um processo de amadurecimento e uma forma interessante de se conhecer pessoas (e se formos a ver só fazemos dessas amizades até certa idade… depois deixamos de nos fascinar por pessoas que sabemos que não vão mesmo fazer parte da nossa vida) . estou mesmo a falar de amizades que só existem quando somos precisos.
De certeza que já vos aconteceu um dia qualquer estarem muito bem e aquela pessoa com quem não falam há séculos aparecer do nada e dizer “ai queres vir á piscina?” ou “olha bora dar uma volta?” sempre com uma frase do estilo “já tenho saudades tudas” pelo meio, como se de um engodo se tratasse, uma manobra qualquer para nos fazerem sentir especial.

Até aqui tudo bem, mas sinceramente perde um bocadinho a piada toda quando nos apercebemos que fomos relegados a Backup plan.
Passamos a ser aquele cromo ou croma que está na lista dos contactos só para num caso de cataclismo social de não ter ninguém com quem passar umas horinhas se ligar - com uma amizade muito bonita, muito sóóólida e muito instantânea, que acaba mal arranjam novamente planos e nós voltamos á agenda ao lugar de backup plan - até à próxima emergência.
Porra eu não sou um back up plan.
Nunca fui e nunca hei de ser.

Isto talvez seja o meu egocentrismo leonino a falar,
talvez não,
mas a única certeza que tenho é que nunca lidei muito bem com essas situações.
Acho que um amigo está connosco porque gosta de estar connosco, não porque não tem com quem mais estar. que lhe apraz a nossa companhia e que pensa em nós primeiro e não como aquela camisola horrorosa que a tia avó Henriqueta nos deu no natal e que usamos quando não temos mais roupa à mão.
De inicio podia deixar-me enrolar nessas conversas, mas há já uns bons pares de anos que sei detectar essas conversas da treta a léguas.
E sabem que mais?
Sou bem capaz de recusar um convite se sequer suspeitar que fui despromovido a Backup plan, mesmo que esteja num tédio absoluto.
Se isto fosse um livro de auto ajuda podia dizer-se que estou a exercitar o meu amor próprio, mas como é a vida real, digo que estou a evitar fazer papel de otário.
E eu não quero.
Dispenso que me prometam amizades eternas só porque na altura não têm com quem ir á praia, ou que me digam que sou uma pessoa muito especial só para eu ir lá a casa fazer uma visitinha e ouvir as confissões amorosas que mais ninguém tem aparentemente pachorra para ouvir, ou fazerem-se de imensamente preocupados com a minha vida quando há meses não me dirigem palavra e agora só estão a falar porque não têm nada melhor para fazer e porque provavelmente sou a única pessoa online no msn xD.
Já cortei com muitos amigos ocasionais, e corto com muitos mais que me apareçam, porque não valem a pena.
Se querem ser meus amigos, sejam-no sempre.
Não só quando vos dá jeito.

Este post não se baseia em nenhum facto que tenha acontecido recentemente, e não estou com isto para aqui a vitimizar-me e a fazer-me coitadinho que só tem pessoas interesseiras á volta á espera para atacar.
Honestamente não é nada o meu estilo.
E irrita-me super profundamente quem se queixa de ser usado over and over again, e que acusam esses amigos ocasionais de serem uns monstros sem sentimentos e consideração pelos seus sentimentos.
Pois bem, uma pequena novidade:
“só se deixa usar quem quer”

e Vós caros leitores? tÊm muitos amigos ocasionais? reagem bem ou mal a isso? (conheço quem até fique feliz por ser... usado assim xD)
[a ouvir: Don't Stop The Music - Jamie Cullum] ----- > nem que eu me esfalfe todo eu vou ver o Jamie! Allgarve FTW
[Humor: muito muito cansado
]

8 comentários:

  1. Ricardo, por alguns motivos não posso deixar aquele comentário tão direto no blo :)
    Mas amei a idéia... (quero colo)
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Sim isso acho que já aconteceu pelo menos uma vez a toda a gente..

    Por acaso não me foi difícil detectar essa situação lol visto que o meu numero de amigos é reduzido mas a maior parte são mesmo mesmo amigos, portanto foi fácil para mim separar o trigo.. das outras cenas

    Neste momento isso não me incomoda muito, desde que eu saiba em que situação estou, mas percebo perfeitamente a tua opinião em relação a isso...

    ResponderExcluir
  3. Por algum motivo reduzi aprazivelmente as minhas conversas em msn. Quase nunca meto conversa com ninguém. A não ser com um pequeno grupo de pessoas, volta e meio vou la chateá-las ^^
    É giro ver aquelas pessoas que não nos dirigem a palavra há meses, vir ter connosco.
    Sujeita: Oi!
    Eu: oi..
    Sujeita: Td bem? Já aos séculos que não falavamos!!! Ja tinha saudades!
    Eu: ta tudo, pois.. deixas-te de falar..
    Sujeita: mt trabalho e tal.. olha sabias que o joaquim manuel anda com a andreia joaquina? aquela Pi .. não sei como fui gostar dele.. aquele Pi..
    eu: ..pois.. deve ser..

    Normalmente quando metem conversa assim do nd a minha vontade nem é dizer oi.. é dizer, que é que me queres desta vez?

    No entanto acho que alguma altura todos nós fazemos um pouco disso, contudo uns bem mais que outros.

    Por algum motivo.. não apagamos os contactos do msn, mesmo aqueles que, se acumulassem pó, a esta altura já nem se viam...

    Tens pelo menos 3 tipos de pessoas assim:
    Aqueles que metem conversa porque não tem mais ninguém on e querem falar, só por falar.
    Aqueles que lhes acontece uma fatalidade fatidica e tem de ir contar a toda a gente e melgar o juizo a qualquer pessoa que ouça(mesmo que nao queira) cm o caso que mostrei acima.
    E por fim aqueles que metem conversa porque se sentem sozinhos e abandonados porque foram deixados pelo/a namorado/a, e se sentem desesperados/as por companhia e se lembram que tem ali uns quantos contactos no msn a quem lançar a isca a ver se cola..

    Infelizmente, todos nós temos uns quantos "cromos" destes.. que só uma conversa seca e sem emoção nenhuma ou mesmo conversa alguma os afasta.

    PS- sry o testamento OO n tinha reparado que ficou tão big xD

    ResponderExcluir
  4. Carolina
    It's Ok, é o seu blog mesmo, se não estava lá bem removeu, no problem.
    ;P
    João
    É mas deves ter sorte. eu tenho um ou dois casos assim que se auto intitulam de meus bons amigos, mas só s lembram quando não têm mais ninguém xD.
    Eu incomodo-me por eles pensarem que eu não entendo isso.
    Cruz
    Acha que eu me ia chatear com um comment grande?
    anda na bebida?
    xD
    Os do msn até são os menos graves sinceramente. são aqueles q pronto, mal por mal ainda se da para ter conversas mais ou menos interessantes ás vezes. irritam-me mais as pessoas que fazem isso em carne e osso. é muito pior.
    os da fatalidade fatídica parece que se reproduzem como os coelhos porra xD
    ;)

    ResponderExcluir
  5. Dispenso essas amizades da minha vida. Acabo por passar mais tempo sozinha, mas prefiro. Assim sei que estou sempre em boa companhia: ora comigo ora com as pessoas de quem gosto e que gostam de mim.

    ResponderExcluir
  6. BSL
    fazes tu bem em dispensar, só nos fazem é mal essas.
    Já dizia o outro. mais vale só...

    ResponderExcluir
  7. Concordo mais que muito contigo, se é que a expressao existe...lol.

    se bem que muitas das amizades sólidas que tenho hoje em dia (daquelas pessoas com quem falo quase todos os dias), começaram com um encontro de ocasião, aquela chamada do "não tenho nada que fazer e já não estou com ela/ele há que séculos"... mas na maior parte das vezes, isso não funciona e é uma estupidez pegada, lá isso é. estao neste momento a convidar-me para ir sair pessoas que, claramente, o fazem por ser um back-up plan. e eu ja me estou a cortar, porque não suporto ser um back-up plan.

    agora, quanto as pessoas mudarem, isso eu acredito que elas mudem. aliás, porque tu não nasces com as qualidades e defeitos que tens hoje, nasces com pre-disposições e depois o meio ambiente (e a idade e as influencias, pessoas que te rodeiam, etc) vai moldando-as... eu hoje, com 20 anos, conservei muito pouco da personalidade que tinha aos 16, por exemplo.

    e quanto ao egocentrismo leonino... bom, eu tenho o signo ascendente em leão e acho que a minha personalidade tem mais a ver com leão do que touro (meu signo solar), por isso compreendo perfeitamente o que dizes com "egocentrismo leonino"... orgulhosos! eheh ;)

    beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Claudjinha
    Eu por acaso não tive nenhum amigo que começasse por essas situações. não sei bem pq.
    é assim, uma pessoa que nasce com o gene da resmunguice, há de ser sempre resmungona no matter what. pode ser menos ou mais consoante esses factores, mas uma pequena percentagem dessa caracteristica existe. tal como já tinha dito os gostos mudam, os amigos mudam, mas aquele Âmago da pessoa creio que se mantenha. digo eu né. acho que sou o mesmo que há anos atrás xD.
    Leo Rules

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...