domingo, outubro 03, 2010

Depression my ass

No outro dia estava a jantare a ver uma reportagem sobre a
crescente percentagem de depressões.
Ainda não percebi muito bem porquê mas é completamente “in” ter depressões, é isso, adoptar criancinhas de um pais de 3º mundo e ter um vicio por substancias ilícitas, repleto de tratamentos em clínicas de reabilitação e spas (se puderem pagar) e claro, as inúmeras recaídas.
Toda a gente que é “in” teve uma dessas.
No entanto, por muito que mastiguem o assunto das depressões abundantes no inverno e lalala, nunca ninguém fala da porra das pseudo depressões.
E veio-me uma linda frase à cabeça:
Peguem nas vossas “depressões”, enrolem num paninho de veludo, façam uma bolinha, metam no cu, e parem de me infernizar o juízo.
Antes de mais nada, Eu não sou daquelas pessoas que pensa que a depressão é uma coisa que não é real. eu sei que existe e que é difícil de lidar com uma.
Mas esta frase em particular veio-me por causa das pseudo depressões que me rodeiam.
Porque pelos vistos qualquer coisa que corra mal é uma desculpa para uma depressão.
Porque não temos dinheiro pra comprar aquele telemóvel, porque morreu o gato o cão e o periquito… independentemente do motivo, ter depressões está na moda.
e isso irrita-me até á medula óssea.
Eu por exemplo, podia agora pegar e começar aqui a queixar-me da minha vidinha. De que estou muito mal porque os meus amigos estão longe – o que leva a emocionantes serões de cinema em casa a comer pipocas de microondas enquanto mando sms , pelo menos até alguém se dignar a aparecer xD- e porque o meu cão não consegue fazer um cocó com menos de quilo e meio – o que é bastante agradável na parte do “limpar” que curiosamente me calha seeeempre a mim -, ou de como tenho carta há quase dois anos e não conduzo há quase dois anos (o que seria uma queixa adicional porque na verdade nem gosto muito de conduzir mas pronto xD).
E estou deprimido?
Nah! Há dias em que acordo muuuuito triste, ou chateado, ou irritado, mas porra isso temos todos dias assim.
Não estou deprimido e nem vejo motivos para estar.
O Maior problema nas pessoas é a falta de capacidade de relativizar os problemas.
Já me disseram muitas vezes que é difícil.
Eu não acho que seja propriamente difícil, só temos que nos habituar.
Claro que nos devemos queixar, que essa história de fingir que está tudo bem acaba sempre mal, ou pegam numa caçadeira e vão brincar ao tiro ao alvo com os coleguinhas e os professores, ou desenvolvem alguma psicose e começam a inventar amigos imaginários com os quais fazem teaparties todas as sextas e Domingos, e clube do livro aos domingos (e em casos extremos até se casam com o amiguinho imaginário).
E nós não queremos isso pois não?
Maaaas acho que devíamos pensar que por vezes vemos num copo de água uma tempestade enorme, e dramatizamos.
E eu como “amiguinho confessionário” que sou de muito boa gente, acho que já tive a minha quota-parte de pessoas que andam deprimidas por tudo e mais alguma coisa.
Vamos a ver se eu explico a estas cabeças amoravelmente ocas uma coisa.
Estar chateado não é ter uma depressão.
Porque o dia/semana/mês nos correu mal, não estamos automaticamente desculpados para ter uma depressão crónica.
Muito menos para nos queixarmos até á morte quais Doentes de SCC.
Mas acho que por mais que barafuste nunca hão-de acabar as pessoas que se auto intitulam deprimidas.
Porque é mais fácil esconder-se atrás dos problemas e dizer-se que estamos muito infelizes e desmotivados, do que fazer alguma coisa para mudar a situação.
Sabem o que vos digo?
é tudo uma questão de perspectiva!
Quando vos vierem com conversas pseudo depressivas, podem responder sempre pelo brightside da questão:
(exemplos possivelmente fictícios, ou apenas resultado de frases que nunca saíram do interior da minha cabeça, mês que deviam mesmo ter saído… well paciência xD)
O gajinho trocou-me por uma rameira. snif snif, estou deprimida.
Pelo menos trocou-te por uma gaja, não?
Oh não, estou grávida!
Hum... pelo menos quando te chamarem gorda, podes dizer triunfantemente "Não estou gorda, estou grávida"
Não tenho boleia pra ir sair
Olha, tens com quem sair ao menos.
O gato morreu ;-;
Menos dinheiro em ração?
Ela acabou comigo porque disse que eu era feio demais
… pelo menos não te mentiu?
Enganei-o com outro e agora sinto-me péssima. *inserir tretas depressivas aqui*
… não fosses pêga?

Okay, talvez devam escolher um outro brightside para explorar…
Eu sou uma pessoa horrível né?

[A Ouvir: KT Tunstall - Put That Knot away ]----> casa cómigo *.*
[Humor:Feliz (a chuva finalmente começou)]

7 comentários:

  1. A cara nova do blog está muito gira!!!:)))
    Agora passemos ao que interessa e eu vou ser directa:por certos motivos a depressão ou coisas a ela associadas são tema no meu blog.
    Mas muito sinceramente digo uma coisa e provavelmente deixo aqui um recado:
    quem inventa uma depressão porque é in,para ter umas férias a mais,para dizer que ao psiquiatra,que faz psicoterapia e etc etc e etc,devia sofrer na pele o que é de facto ter uma depressão e ter que aprender a viver com ela!!!
    Tão simples quanto isto!!!

    ResponderExcluir
  2. Oláaa!!!!
    Costumo ler o teu blog mas raramente comento, mas hoje achei piada ao tema. Não sejas dramático... e não acredito que os teus amigos disseram "ahh estou deprimido(a) ele(a) deixou-me, o meu gato morreu bla bla", assim como quem vai entrar em depressão. Acredito sim, que alguns amigos teus desabafaram sobre qualquer coisa que não lhes correu bem, num dia em que a tua paciência não era muita!!!
    Porque as depressões, se para uns sao "in" para outros ainda existe muito preconceito pois passas a "coitadinha", "totó", "atrasada", "anormal", "pessoa desinteressante". E quando uma pessoa tem mesmo depressão a primeira coisa que tende a fazer é "isolar-se" e "desmotiva" para qualquer coisa... logo não vês essas pessoas nos momentos de crise. Não sou "a" mais entendida na matéria, mas já passei das minhas. Espero não ter sido chata!

    ResponderExcluir
  3. pois é Rick, a amiga "fantasia" está certa. Tem uma valia... a tristeza pode durar por uma noite... mas a alegria logo vem pela manhã. Mas claro, sei como é... a depressão é uma junção de coisas, não é propriamente a tristeza, a pessoa pode ser a mais feliz do mundo. De faCto é uma doença séria xD

    eu tenho muita facilidade pra me deprimir, mas quando isso acontece, eu me isolo. Entretanto vejo as vantagens e desvantagens de ser assim, agradeço por ter sentimentos às vezes, sinto-me como viva e não um robô.

    Vc sabe, eu perdi meu bebezão mês passado, mas tenho me concentrado pra cuidar de dois bebês novos (dois filhotes de cão), sinto falta do meu grande, mas fiz o que tinha que fazer.

    Não fez sentido, mas xD

    ResponderExcluir
  4. A melhor coisa para uma pessoa em depressão é faltar-te o que comer. É arregaçar as mangas e voltar ao trabalho. Passa logo a depressão!

    ResponderExcluir
  5. Sim! As pessoas confundem tristezas da vida com depressão. Depressão doença é algo bem mais, debilitante, detona a vida das pessoas!

    Eu tive depressão e precisei me tratar pra sair daquilo, foi muito ruim. Hoje em dia tenho as tristezas da vida e sei separar completamente o sentimento de depressão doença, do que sinto hoje em dia...

    Obrigada pela visita!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  6. Frase do dia (inspiras-me, Ricardo):

    se estar deprimido é "In" e está nna moda, eu sou a pessoa mais demodé.

    nunca estive deprimida xD
    as pessoas, realmente, exageram! há umas que nem se pode ouvi-las! da-se!!!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Cá venho eu responder, estava convencido que tinha já respondido. mas sou um despassarado xD.
    Inês
    Obrigado quanto ao look. quanto ao restante, por acaso não me baseei em nada em especifico para fazer o post e nem tinha essa ideia do teu blog muito honestamente xD mas sim concordo com o que disseste, há muitas pessoas que o fazem porque querem ter um problema para se queixar, sem sofrer os incomodos do mesmo.
    Fantasia
    Nnão são os meus amigos a dizer isso são os amiguinhos que usam o je como confessionário. falei disso nuns posts atrás, são pessoas que nos usam para se queixarem. e muitos desses estão com a mania que tem depressões. e não tem. e isso irrita-me.
    O comentário da Dama de Cinzas diz de forma muito resumida o que queria passar com o post xD.
    Ana
    como disse acima, refiro-me ás "pseudo" depressões. essas sim "me enchem o saco". xD
    RIP bebezão ;-;
    Dora
    xD é um bom prisma de ver as coisas xD
    Dama de Cinzas
    vOCÊ veio aqui e tocou beeeeeem no ponto xD. era exactamente isto que queria dizer com o post!
    Gostei do seu blog, não tem que agradecer por isso xD
    Claudjinha
    aaaw sou o teu muso? xDDDDDD
    olha lá está, eu tem dias em que estou mal mas acho que nunca estive completamente deprimido xD.
    depende mesmo muito da pessoa. xD

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...