quarta-feira, abril 20, 2011

A sina dos fósseis tecnológicos


Há uns aninhos atrás ganhei um ipod num concurso. Nunca fui muito sortudo a esses níveis, por isso ainda me lembro perfeitamente do orgasmo mental que foi quando abri aquela caixinha e senti o cheirinho a novo.
E andei aproximadamente um mês a sentir-me uma pessoa completamente classy, com o meu gadget todo XPTO último modelo.
Eu ainda sou to tempo
em que isto era último modelo xD

E isto só durou um mês porque depois a apple lançou outro modelo.
E eu fiquei então com o modelo velho.
E passado 4 meses lançou outro modelo ainda melhor, e mais caro... e às tantas já tinha lançado prai 10 modelos e eu já tinha um autentico fóssil tecnológico em mãos.
Claro que nem me importei nada porque foi de graça - ou seja não gastei um chavo - e ficava muito satisfeito com os 80 Gigas que tinha para atulhar de música.
Entretanto o ipod já morreu e já comprei outra coisa mais barata que me serve muito bem à mesa, mas isto nunca me deixou de bater lá fundo da caixa craniana.
Penso que já referi esta faceta nos telemóveis, mas se formos a ver, é com quase tudo o que funcione a baterias. Todos os anos surgem os "gadgets" de luxo". E nem é preciso ser muito geeky para perceber do que estou a falar. aqueles acessórios tecnológicos caríssimos, como aquele telemóvel com teclas de cristais swarovski ou um relógio com capacidade para fazer chamadas telefónicas e ir À internet. o exemplo mais palpável foi ainda há uns anos atrás quando o Iphone apareceu, meu Deus, era uma febre e tudo queria um.
E passado pouco tempo (relativamente) lançaram outro, e desceram o velho para metade do preço.
E é aqui que entra a conversa do fóssil tecnológico.
Porque Quando se compra um gadget de luxo, o que interessa é que ele seja o último grito. e quano ele fica oficialmente velho perde um bocado o propósito. e o único ultimo grito è o da nossa carteira que fica sempre a sangrar. Compramos uma coisa caríssima, e passado um tempinho já está outdated.

E depois fica esta sensação:


Este post bem se podia chamar "A Apple que vá pro caralhete, e com ela todas as firmas de materiais tecnológicos relativamente acessíveis" mas aborreceu-me, e verdade seja dita quem vai pro caralhete é quem gasta mundos e fundos nessas coisas só porque o Iphone 2.0 tira fotos melhores do que o Iphone 1.0, mesmo que haja uma diferença de 300 euros de preço.

Inovação sim, mas pelo amor de Deus, abrandem um bocadinho as máquinas pah, não tirem às pessoas aquela sensação de ter o último modelo nas mãos tão depressa!

E vocês?
Já tiveram muitos fósseis tecnológicos?
Quando sai o ultimo modelo, o que é que voces fazem? cagam e usam o velho, compram o novo? mandam cartas com antrax para a marca?
Não é irritante ver os produtos sofrerem upgrades mínimos, e ter logo o dobro do preço?
Vá, comentai lei subscrevei e gostai no facebook.

[A ouvir: I believe You - Sophie Ellis Bextor]
[Humor: cansado]

5 comentários:

  1. Eu cá fico usando o velho, ou melhor, espero que o preço baixe e compro é quando já saiu um novo!

    ResponderExcluir
  2. não sou muito ligada a novas tecnologias (até prefiro o meu mp3 velho e que sei trabalhar bem a kalker coisa nova e que ainda tenha que aprender a mexer), mas quando kero alguma coisa espero que o preço baixe, até porque nunca demora muito e detesto ter que pedir ou gastar dinheiro e depois ver as coisas a metade do preço...

    ResponderExcluir
  3. Estas coisas fazem-me muita confusão, como aquela reportagem que vi, quando saiu o ultimo Ipad e era a malta toda a comprar o topo de gama.Num país sem dinheiro, darem-se a luxos desses.Mas adiante...eu gosto de ter uma coisita (neste caso o telemóvel) "actualizado". Sei que já há para ai mais 4 versões do meu nokia 5230, mas eu não o troco a não ser que faça um achado (o que duvido).Mas irritam-me profundamente essas actualizações da actualização,e as pessoas que compram só para andarem a exibir o topo de gama.É isso e o Ipad para se ler um livro.

    ResponderExcluir
  4. Jessica
    Olha eu bem queria mudar de telemóvel, mas lá ando com o meu fóssil tecnológico xD
    Caracóis Dourados
    Eu por acaso nem ligo muito a tecnologia no geral, mas gadgets adoro xD. mesmo s tivesse dinheiro n ia a correr comprar o modelo mais recente, mas gostava de ter uma ou duas coisas só porque são topo de gama xD
    Gonçalo
    Obrigado ;)
    Inês
    Eh pah é uma coisa q eu adoro, tudo em crise, a passarem fominha (alegadamente) ,mas andam todos com ipads e iphones e merdas do género, que trocam mal sai um novo xD

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...