terça-feira, abril 12, 2011

A vida começa aos quarenta. então tecnicamente estão a ler um post feito por um homem morto.


Gosto daquele clichezão de a idade ser só um número.
A sério que gosto.
Exactamente por estar total e completamente ERRADO.
Claro que temos a idade de espírito, e que há pessoas que são sempre jovens a esse nível, e encaram a vida de forma jovial e positiva, o que é óptimo e muito aconselhável, bem como também há pessoas mais novas que eu (que ainda tenho 21) ou da minha idade, que parece que já estão a meio da crise da meia idade, e para as quais as queixas e os queixumes são um must.
É errado porque vivemos numa espécie de luta eterna de restrições entre o “demasiado novo para” e o “demasiado velho para”.
Sou muito novo para fazer um seguro de vida, mas muito velho para ir à Disneyland ( a não ser que tenha filhos, ai tenho a desculpa dos putos).
Muito velho para ponderar a existência de magia, e demasiado novo para encarar o mundo com um certo sarcasmo.

E a verdade é que os casos se sucedem e nunca parecemos estar do lado certo da barricada.
Quando somos pequenos queremos ser grandes e fazer o que “os grandes” fazem. Queremos conhecer o mundo e não ter regras como “os crescidos”. Depois crescemos mesmo e vemos que não era bem como parecia e queremos ser “pequenos” outra vez.
Embora seja muito propenso a nostalgias e saudades, sinceramente, não me apetece ser novamente uma criança. Gostei imenso da minha infância e tenho muito boas recordações, mas não sou pessoa de querer voltar atrás. Deus me livre ter que passar pela puberdade outra vez, e pela voz de ganso mal morto e aquelas erecções involuntárias a toda a hora (Oh Pelo amor de Deus, é normal. Quem não tem um bilau não faz ideia de que ele tem vida própria por volta dos 14/15 anos), salientando as benditas aulas de educação física em que os roça-roça eram quase obrigatórios. Estou muito bem por enquanto com a idade que tenho, e sinceramente acho que vou ficar assim mais uns anos.

Isto leva-me ao ponto da conversa.
Eu quero envelhecer, mas tenho pavor de ficar velho.
É inevitável que o tempo passe por nós, e ele passa por todos e não sei quê, mas é um dos meus maiores pavores – sim chamem-me fútil, whatever – acordar um dia, olhar-me ao espelho e ter 70 e tal anos e ver rugas, cabelos brancos e uma placa, estar internado num lar sem controlo da bexiga e sem vida. Não é morto, é sem vida. Tenho pavor da decadência que o tempo às vezes traz com ele, mas pelos vistos as pessoas ignoram propositadamente isso.

Uma frase que se tornou muito moda ultimamente é aquele motto de “a vida começa aos 40”. E isto sempre me pareceu um bocado idiota. Quer dizer, eu entendo a ideia de quererem dizer que aos 40 anos já estamos preparados para viver a vida e blablabla… mas e então até lá estive mos a fazer o quê? A vegetar? E porra ninguém nos avisou disto?

Então eu pergunto-me, se a idade é um número, se a vida começa aos 40 e por aí a fora, porque é que toda a gente quer ficar jovem o máximo de tempo possível? Para que é que são precisos os cremes, as plásticas e os tratamentos caríssimos para manter sempre um aspecto jovem? Sim, porque contradição maior eu pelo menos não encontro.

Porque as pessoas dizem essas coisas para não se sentirem mal por envelhecer.
Porque a verdade é que é preferível estar na metade da barricada que nos diz sempre que somos demasiado novos para tudo.
Porque quando somos novos, temos o mundo à nossa frente, e podemos tudo (alegadamente)
Porque por mais que velhos sejam os trapos, as pessoas mais velhas têm tendência a serem ostracizadas a todos os níveis, e porque embora "nunca seja tarde para alcançar os nossos sonhos", quanto mais tempo passa mais difícil fica de os alcançar.

E nem me venham com a conversa das rugas serem “o mapa da vida que já viveste até hoje” e blablabla, porque se for assim, prefiro que a minha cara fique um mapa da Sibéria, que não tem estradas nenhumas. Se quiserem saber o que eu vivi, perguntem-me, e continuem a dar-me 5/6 anos a menos como costuma acontecer durante muito muito muiiiito tempo.

E vocês?
Têm medo de envelhecer?
Gostavam de ficar jovens para sempre?
Se pudessem congelar numa idade (passada ou futura) qual seria? qual é para vocês a época áurea da vida de uma pessoa?
Qual é o vosso cliché relativo a idade mais despreferido?
O que é que são "muito novos para", e "muito velhos para"?
Vá, comentem, leiam e subscrevam, que eu amanhã respondo aos comments todos ;)

[A ouvir: Shattered - Sick of sarah]
[Humor: ácido]

4 comentários:

  1. Tirando a parte em que tenho 32 e não 21....e do bilau com vontade própria porque isso vai dar mta conversa e eu agra não tenho tempo...
    subscrevo!!!

    ResponderExcluir
  2. Nem te digo a minha idade senão expulsavas-me do blogue... Já tenho umas ruguitas mas ainda não são assim muitas! Sou muito mais nova por dentro do que por fora e sim, é fodido envelhecer! Não faço disso um drama mas seria bom ficar por onde estou... :)

    ResponderExcluir
  3. Oh Ricardo essa do bilau... :)
    As minhas não me incomodam,até porque tenho uns bons genes.E para se viver não há limites de idade.Tenho um exemplo que é o meu pai.
    Mas verdade seja dita,faz-me confusão as pessoas que julgam que podem viver eternamente nos 20 anos,isso mete-me medo até porque já vi pessoas assim e pensei "medo muito medo".
    PS: gosto desta barra de ferramentas aqui em baixo.Acho que vou copiar. :)

    ResponderExcluir
  4. Li
    xD o bilau dá tema para muitas conversas xD
    Malena
    LOL, ai achas? xD eu só acho q as pessoas deviam ser mais verdadeiras no que toca a esses clichés da idade, que já irritam. talvez daqui a uns bons anos leia isto e ria, mas por enquanto fico fiel à minha posição xD
    Inês
    Não saber envelhecer é uma coisa muito comum. ter um espirito jovem não implica não saber comportar se maaais ou menos dentro das capacidades do corpo. não me faz impressão uma pessoa de anos sair à noite. já me incomoda essa mesma pessoa andar a beber como se não houvesse amanhã, como se tivesse menos anos. se já nos novos me faz impressão... xD isto sem falar nas avózinhas ninfomaniacas que são uma verdadeira cá em Albufeira nas épocas "baixas"

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...