quarta-feira, agosto 03, 2011

Guia de Introdução aos anónimos

Definir o que é um anónimo devia à partida ser fácil.

Mas na blogosfera não é tão linear, visto que os anónimos se dividem em nuances mais ou menos hierarquizadas.
Há sempre aquele pormenor, a eterna duvida: será um nickname o equivalente a um anónimo? Eu acho que de certa forma é. Mas compreendo. Pode ter vários motivos e não acho nada de por ai alem. Mais ou menos 90% dos blogs que leio não têm os nomes verdadeiros nas postagens.
Os anónimos aparecem quando os deixamos.
Partilhamos uma opinião e eles entram nas nossas vidas (ou nos nossos blogs, há quem tenha dificuldade em distinguir) cheios de opiniões e conselhos.
E embora os anónimos que não deveriam ser mais do que pessoas sem conta no serviço de blogging dividem-se aqui em três grandes grupos.
1.       Anónimos clássicos – São basicamente as pessoas sem conta, em pequena quantidade, mas existem. Comentam as coisas com cabeça tronco e membros concordando ou discordando dos temas abordados. São uma mais valia na caixa de comentários porque acrescentam sempre qualquer coisa ao tema.
2.       Anónimos Trolls – divertem-se a insultar o autor. Estou sempre a apanhar disso por diversos blogs onde passo. Podem ser ofensas mais leves que acabam por soar a brincadeira, ou coisas que denotam a felicidade de espírito de tais pessoas. São em muito grande número infelizmente.
3.       Anónimos desanónimos – Com uma conta de blog, acaba por se criar uma pequena reputação. E há pessoas que têm medo de danificar essa reputação, então saem da sua conta oficial, inventam um nome e dizem o que lhes apetece. Não é preciso explicar que geralmente os comentários feitos desta forma servem para descarregar qualquer coisa que não podem dizer com a “identidade oficial” e já disse aqui há uns dias num blog, voltando a dizer aqui, acho isso uma mal formação e uma falta de carácter do caraças.

Como os 2 últimos grupos de anónimos são numa escala muito elevada, caímos um bocadinho no erro de pensar que os anónimos são todos uns infelizes que precisam de se entreter com a própria genitália, quando na verdade nem todos os anónimos são maus, e cheios de criticas destrutivas.

E às vezes ficamos todos a perder porque algumas pessoas da blogosfera gostam de ter múltiplas personalidades para o avacalho, e porque algumas pessoas são infelizes e gostam de implicar com as outras pessoas protegidas na sua máscara de anónimos, quando não se apercebem que são todos anónimos, porque na vida real 90% das pessoas se estão a cagar para se têm um blog famoso ou um blog com 5 visitas semanais, e que era melhor partilharmos as opiniões como pessoas civilizadas (minimamente)

E vocês?
Que tipos mais de anónimos conhecem – falando a nível de internet – e de que tipos já vos foram parar aos blogs?
Qual o comentário mais desagradável que já receberam de um anónimo? 
E o mais agradável?
Acham que as pessoas levam os blogs demasiado a sério?
O que têm a dizer sobre o tema?
Toca a ler comentar e subscrever!

[A ouvir: If it’s Love - Train]
[Humor: Desiludido]

7 comentários:

  1. Lá de vez em quando recebo com cada comentário anónimo meio doido que sei lá.
    Quando o comentário é extenso leio a primeira linha e apago logo. É raro dar direito a tempo de antena, porque honestamente tenho mais que fazer...

    ResponderExcluir
  2. o meu blog é tão pequenino que não tem anónimos , x)

    ResponderExcluir
  3. No meu já apareceu de tudo: pessoas que não têm conta e apenas querem comentar e têm de o fazer dessa forma, os típicos trolls que adoram usar aqueles argumentos geniais, tipo "não deves ter vida própria" (para mim o argumento mais idiota que existe nesta blogosfera), e os tais que têm conta mas preferem comentar em anónimo quando se trata de discordar. Tentar entender estes 2 últimos tipos é perda de tempo, mas faz-me pensar que realmente há quem leve isto dos blogs muito a sério.
    Se há coisa que eu já aprendi nestes quase 6 anos de blogosfera é a separar o real do virtual, e não julgar pessoas apenas pelo que mostram como bloggers. Nem toda a gente espeta num blog aquilo que faz na vidinha real, e nem tudo o que se lê sobre a suposta vidinha real de alguns é, de facto, real. Mas há quem viva isto como se fosse um caso de vida ou de morte, e é pena, porque a blogosfera é suposto ser (mais) um lugar divertido.

    ResponderExcluir
  4. O meu blog ainda não é muito conhecido nem nada do género, portanto até hoje só me apareceu um comentário anónimo mas muito pertinente. Se for lá alguém para provocar anonimamente ou seja de que forma for eu limitarei-me a não publicar o comentário e não dar crédito, ou se estiver com tempo e paciência posso gozar com a situação. Enfim, não é coisa que me preocupe :D

    ResponderExcluir
  5. No meu blog não há nada disso, acho que só eu é que o leio.

    De qualquer forma, quando vou comentar aos outros blogs, não me faço passar por anónima, acho também uma falta de carácter da parte da pessoa que o faz - porque, tal como dizes, e com razão, na maioria dos casos, não são para dar pareceres construtivos.

    A própria pessoa que os escreve, ao olhar para os comentários que faz, deve ter - ou devia - noção da escória de pessoa que é por detrás das máscaras que assume.

    ResponderExcluir
  6. Eu cá já apanhei desde os que avacalham, aos que dizem "morre!!!", aos que dão a entender que nos conhecem mas não dizem quem são, e também tenho/tinha alguns que só não tinham conta no blogger.

    A verdade é que os anónimos clássicos, como lhes chamaste, geralmente deixam um nome no final do comentário, portanto não são verdadeiros anónimos. Quanto aos outros, é sempre fácil estar por trás do ecrã e dizer mal, porque na realidade devem ser pessoas que se sentem pressionadas e com a vida controlada pelos outros, ao que lhes resta ou Sims, ou vir tentar estragar a vida dos outros com comentários inúteis e/ou odiosos. Eu cá gosto de os deixar na mesma para me rir um bocado quando passo por eles.

    ResponderExcluir
  7. Miss Murder
    Não tenho saudadicas nenhumas dos meus anónimos xD. Eram raros os que eram participantes de jeito.
    m
    Às vezes só basta uma pessoa que te conheça e não vá com a tua cara para avacalhar contigo gratuitamente. os meus anónimos proliferavam-se ainda eu nem tinha 15 seguidores.
    Ana
    Já houve uma ou duas vezes que eu tive dificuldade em separar de forma negativa. de certa forma eu separo e não separo ao mesmo tempo. nunca partilho coisas demasiado pessoais, mas mostro-me.
    Acho que a blogosfera é divertida, é só ignorar pessoinhas pobres de espirito que andam para aqui aos montes.
    Susi
    Já fiz de tudo. já publique anónimos provocadores. já os ignorei, já lhes respondi e já me fartei.
    Marta
    Infelizmente há quem se sinta feliz por estar a usar uma máscara, para fazer essas coisas. vá se lá entender.
    Afal
    É como já disse, depende. já me deixaram comentários tipo "és um monte de merda blablabla" há alguns que são demasiado idiotas para manter.

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...