quarta-feira, setembro 28, 2011

As subtilezas do msn Pt.V

O msn é basicamente uma forma simplificada de socializar, como todos nós sabemos.
No role de menus e opções personalizáveis, há uma que uso de vez em quando e que acho ser bastante mais avançada do que a chamada “vida real”, dando até muito jeito em várias ocasiões

O Bloqueio

Está presente em qualquer versão de software de troca de mensagens instantâneas (desde o msn até ao skype), com um pequeno click temos uma pessoa ostracizada num instante, sem conversas desagradáveis e dramas desnecessários. Com um click obtemos um repouso anti-social forçado em menos de nada.
É afinal de contas uma coisa perfeitamente legítima. Às vezes precisamos de tirar uma folga de algumas pessoas. Não por estarmos chateados zangados ou magoados, mas pelo simples motivo de que a pessoa A ou B por muito amiga que seja é chata como tudo, e mói-nos o juízo a toda a hora.
E acaba por nem ser uma coisa prejudicial para ninguém, afinal não deixamos de nos relacionar com essa mesma pessoa, só damos um tempo... unilateralmente, o que não deixa de ser válido.
A beleza disto tudo é que raramente a outra pessoa sabe.
Já tive contactos bloqueados mais de um ano, e ninguém morreu por isso.
Aliás, já me bloquearam uma ou duas vezes e continuo aqui fino.
Infelizmente na vida real nada disto é possível.
Não conseguimos simplesmente desaparecer magicamente do campo de vista de A ou B, e aparecer a todas as outras pessoas principalmente se partilharmos o mesmo meio.(se souberem alguma maneira avisem).
Na vida real é tudo mais cheio de limites sociais e normas e nhenhenhe, e isso leva a todo aquele melodrama exagerado em que A ou B não nos entendem, e em que temos sempre que levar com os olhinhos suplicantes que passam a ofendidos e os típicos “estás chateado comigo?” ou “porque é que não me falas?”, em que a resposta mais directa e genuína “estou literalmente saturado de ti, dá-me só uma pausazinha” parece não convencer nem agradar, Porque parece que quando paramos de falar com alguém estamos automaticamente a desamigar essa pessoa, não há um meio termo agradável, uma amizade em coma.
E o bloqueio do msn continua a parecer-me uma das invenções mais geniais do século passado, uma escolha de se ser especificamente anti-social numa época de socialização imaginária e obrigatória (em que somos todos amigos mas quase não conhecemos efectivamente nenhum dos nossos amigos).

(sim, esta rúbrica ainda existe, e não eu não a terminei, vão ler mais destes posts num futuro, próximo ou distante, who knows?)
E vocês?
Quando é que optam por bloquear alguém?
Têm algum contacto bloqueado de momento?
Já alguma vez foram bloqueados?
Toca a ler comentar subscrever e essas coisas todas.
[A ouvir: I need you – Aicia Keys]
[Humor: Venenoso]

5 comentários:

  1. Eu tenho várias pessoas bloqueadas de momento, não no msn (porque já deixei de o usar há algum tempo) mas, por exemplo, no chat do facebook. E porquê? Porque existem pessoas que simplesmente não conhecem limites. Eu gosto de estar acessível, gosto de conversar, trocar ideias, dizer um olá, mandar um recado, ou whatever... mas não tenho a mínima paciência para quem está ali horas a jogar conversa fora e não se cala, nem mesmo quando dizemos (subtilmente) que estamos entretidos a ler ou até mesmo a trabalhar. Então bloqueia-se e assunto arrumado.

    E sim, era muito bom que o pudessemos fazer na vidinha real, oh se era!

    ResponderExcluir
  2. Por acaso deixei de utilizar o msn já há algum tempo, não sei porquê, mas havia gente que me cansava, era sempre a mesma coisa, não me lembro de bloquear muita gente por acaso.

    ResponderExcluir
  3. Ai a vida real... XD (um dos meus melhores amigos do passado apagou-me do FB, aproveitei e fiz limpeza aos amigos e ao msn XD)

    Tenho só um rapaz bloqueado, pelo simples facto que ele passa o tempo todo a convidar-me para ir ao café e eu passo o tempo todo a evitar responder-lhe ao convite... Assim cortei o mal pela raiz, mais ou menos. Se não me vir online não me pode convidar, não é? XD

    ResponderExcluir
  4. (Na dashboard aparecem 4 comentários publicados, mas abro a página e só tem 3. Se alguém mais comentou e eu não responder, a culpa é do blogger xD)
    Ana
    Eu no chat do facebook estou quase sempre offline, é raro ter conversas interessantes lá. acontece de vez em quando, mas muito raramente.
    Miss Murder
    Eu quase todos os dias entro pelo menos 3 vezes, nem que não fale com ninguém. I gotta problem xD.
    Afal
    loooool as tuas lindas histórias de amorz comovem-me xD

    ResponderExcluir
  5. E não conheces as que parecem novelas mexicanas XD

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...