sábado, janeiro 07, 2012

A magia dos makeovers

Os programas de makeovers (em Português transformação pessoal) sempre me pareceram um óptimo modo de entretenimento. Afinal não conheço mais nenhum tipo de programa que misture tão bem presunção, coitadismo, pessoas mal vestidas e conselhos a cair em saco roto.
Até vos fiz um infográfico para explicar os 3 principais processos latentes em cada episódio destes programas (já sabem, cliquem para aumentar):


Sem exagero, TODOS os episódio de qualquer programa de makeovers consistem nisto, sem falha.

Porque é super divertido quererem que nós os espectadores acreditemos que eles efectivamente mudaram alguma coisa na vida da pessoa que "ajudaram" a mudar a pessoa a longo prazo.
Vamos excluir os casos em que fazem operações plásticas reconstrutivas aos candidatos, porque obviamente isso muda.


Aqui é que entram a parte bonita e risível disto tudo.
Ora bem, um programa de makeovers é filmado na média entre 2/3 dias e 2 semanas, tirando alguns casos mais específicos, e o que temos que reter aqui é que uma pessoa não muda nessas duas semanas comportamentos duma vida.
Não é porque metem uma pessoa labrega dentro de umas roupitas topo de gama que elas vão automaticamente saber o que comprar quando se enfiarem numa loja de roupa, nem porque sugerem a alguém uma alimentação vegetariana que essa pessoa vira vegetariana do dia para a noite.
A verdade é que ainda não percebi com que critério é que se escolhem os especialistas, ouve-se a toda a hora coisas tipo:
"Ah e tal, agora tem que mudar de alimentação, blablabla, comece a comer salmão ao jantar, com tomate cherry e molho de framboesas"
"Aconselho a que use a loção X da Y (que é nossa patrocinadora e custa 50 euros por 100 ml) para prevenir que o cabelo encaracole, porque o seu cabelo é do tipo não sei das quantas"
"Sabe, você tem que ir para o ginásio pelo menos duas vezes ao dia"
Nunca se lembram de que a pessoa quando sai dali vai voltar a ter os mesmos rendimentos. Não vão ganhar um plafond para seguir os conselhos dos senhores especialistas.
Há opções saudáveis e baratinhas que também podem recomendar, e que provavelmente vão ser mais seguidas pelos participantes no fim.
Obviamente que seria impossível aumentar a carteira do participante, mas podia ter-se em conta o tamanho da dita cuja quando se dão conselhos de consumo.
Digo eu, claro.


A magia dos makeovers é conseguirem que em meia hora nós quase nos interessemos pelas pessoas no ecrã, mas no fim, desligamos a TV e vamos à nossa vida..
Afinal já vimos a nossa história de encantar, em que a pessoa feia ficou um bocadinho menos feia e com dentes novos, quem é que quer saber o que é que acontece a seguir?

E vocês?
Vêm muitos programas do género?
O que acham ?
Vá, toca a comentar, e subscrever nas redes sociais ali em cima *aponta*
Bom fim de semana!


0 Blahs:

Postar um comentário

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...