terça-feira, janeiro 10, 2012

A odisseia parental - Razões pelas quais eu tenho medo de ter filhos

Diz o ditado que uma pessoa pode morrer em paz ao “plantar uma árvore ter um filho e escrever um livro” . Já plantei uma árvore, e até gostava de escrever um livro, mas quando chega à parte dos filhos, tenho sentimentos duplos.
Não sou daquelas pessoas que detestam crianças, as acham imbecis, ou uma versão subdesenvolvida do produto final ( já ouvi estas palavras ).
Eu gosto de crianças, e tenho alguma curiosidade de vir a ter uma – ou mais – minha, mas ao mesmo tempo não é coisa que me seduza de momento.
Claro, provavelmente é normal, porque ainda sou novo e não sei quê (se bem que há pessoas mais novas que eu já com batalhões de filhos), e não tenho medo por causa de mudar as fraldas ou aqueles clichés do costume. A mim o que me põe de pé atrás passa mais por:

As perguntas constrangedoras e as revelações traumáticas 
 Há de chegar, inevitavelmente o dia em que se leva com um “De onde é que vêm os bebés?” ou “O que é que é um pevesativo?” (um primo meu perguntou esta há uns anos, morri a rir.). E por muito aberta que seja a mente do progenitor, e se seja um pai hippie convencido que os limites prendem o intelecto à criança, vai sempre haver aquele momento de “Oh porra, e agora o que é que eu digo”, porque podemos escolher preservar a inocência deles por uns tempos com a história das sementinhas e da cegonha, ou podemos explicar tudo e correr o risco de traumatizar o puto para o resto da vida.
A odisseia dos “infantis”
 Okay, As canções infantis são um mundo à parte.
Podem entupir-me com justificações:
Ah e tal, desenvolve a coordenação motora!, “Ah e tal, ajuda na aprendizagem das palavras”, “Ah e tal, ajuda a desenvolver o intelecto da criança”... BA-LE-LAS.
Ajuda a MOER a cabeça dos pais, avós, tios e pessoas encarregues de tomar conta da criança.
Ouvir uma vez ou outra o avô cantigas é muito engraçado para ver as reacções da criança... mas a dada altura os putos ficam viciados e nós, as pessoas crescidas, temos que levar com quinhentos replays da mesma bendita música enquanto pensamos como era bom atacar o Avô cantigas com uma faca do talho, e vê-lo a estrebuchar numa poça de urina e sangue, depois de o regarmos com sumo de limão em cima dos cortes (acho que ando a ver demasiado american Horror Story)
Se houve algum leitor ou leitora do blog que tenha uma criança com mais de 9 meses, provavelmente já corre o risco de ter sido vítima deste fenómeno. Não é à toa que nas listas de DVDs mais vendidos a nível nacional constem sempre 2/3 títulos com canções direccionadas aos rebentos.
As birras 
Eu enquanto puto fiz duas birras, e dei-me incrivelmente mal. Uma vez parti um dente e da outra levei uma lambada de todo o tamanho.
Como eu sofri, snif snif.
Claro que isto depende muito da criança, mas não conheço ninguém que não tenha feito pelo menos uma birra enquanto criança, e ao lidar com os meus primos pequenos todos levo com cada monumental birredo à custa de qualquer coisa, que vejo que não há saída digna daquilo. Ou se dá um tabefe à criança, e ela acaba por ficar a chorar baixinho, ou se pega nela e leva pro carro. Vai sempre ficar metade da população local a olhar.

COMPRA-ME ISTOOO”
Correndo o Risco de soar a velho, na minha altura não havia tanta oferta no que toca a brinquedos e quinquilharias. Ainda tenho algures numa mochila aqui no quarto a minha colecção de power rangers, que me durou uns bons 4 anos de brincadeiras. Agora isso é impensável. Numa semana são os gormittis, noutra são os beyblades, noutra são os carros que dão cambalhotas, e uma pessoa está sempre a arcar comprar merdufas caríssimas que com meia dúzia de utilizações se estragam com tanta facilidade quanto qualquer coisa made in china.
A competição parental 
Digam-me o que disserem, há uma espécie de rivalidade mais ou menos amigável entre os pais. Nunca apanharam daquelas conversas “Ai tão fofinhooo! E já fala?” “Não, ainda só tem 10 meses” “Ai a minha Sofia começou a falar aos nove meses e meio”. Para quem pensava que criar cavalos de corrida era um ramo competitivo, nunca deve ter tido uma criança. Tudo serve para fazer comparações. É um bocadinho tipo “Pfff, o meu é melhor co deles na boa” ou “Porra, o puto da Dionísia é mesmo esperto. A ver se ponho o meu na explicação”. Mesmo que não seja frontal, os pais comparam tudo. TUDO.
E vocês?
Se têm filhos, qual destas coisas é a pior quando passando da teoria para a prática?
E se não têm, já pensaram muito no assunto?
O que é que têm menos vontade de experimentar enquanto pais (destas coisas assim mais ou menos ligeiras)
Vá gente! toca a ler, subscrever e comentar!
[A ouvir: Cave - Muse]
[Humor: Determinado]

0 Blahs:

Postar um comentário

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...