quinta-feira, janeiro 26, 2012

Ricardo's Time Machine III

Viver num mundo sem internet, Computadores de ultima geração e consolas portáteis levava muitos rapazinhos a antros de testosterona em desenvolvimento – também haviam raparigas, mas em muito menor número – , música psicadélica, e pastilhas elásticas coladas em todas as superfícies.
Sim, estou a falar dos:

salões de Jogos 
(ou casas de arcade, não me lembro como se costumavam chamar isso)

Há coisa de 14/15 anos – Oh Meu Deus, já tenho idade para dizer coisas destas – Não era propriamente como agora.
Sim, porque no milénio passado, os computadores eram fraquinhos, e as consolas eram um luxo.
Até eu conseguir ter uma consola ou um computador, passaram uns bons anos e uns bons quilos de moedas ficaram para sempre no estômago das amigas máquinas de arcade.
Se a pessoa comum queria algum contacto com jogos informatizados (ou com o bom e fiável amigo pinball, no qual eu era um completo desastre), sujeitava-se a ficar falida para chegar aos níveis mais avançados (e as vezes que isso me aconteceu...).

Formavam-se filas enormes nas máquinas com os jogos mais populares e melhores, e era aí que estava a magia dos salões de jogo, ficar horas de pé, a olhar para o ecrã e a tentar não morrer , para deixar o nome no top das pontuações (e as vezes que tinha que me ir embora por já ser muito tarde, e acabava por largar o jogo com créditos a um ranhoso qualquer que ficava ali á caça? Tristes momentos), era uma espécie de código de honra semi geek, que não fazíamos muita questão de entender, mas que partilhávamos.

Ainda me lembro como se fosse hoje, da quantidade bruta de “rapazes crescidos” no alto dos seus 13/14 anos – tendo eu 7/8 anitos eles eram crescidos para mim – a gastarem a semanada toda a jogar ao metal slug, ou ao marvel vs capcom, ou a outros jogos de pancadaria e explosões, com toda a beleza que uma imagem a 32 bits e muitos pixels poderia proporcionar.
Mexiam no stick com uma destreza que eu nunca cheguei a adquirir – nem fazia parte das minhas ambições futuras – e era uma coisa fixe para a altura, uma espécie inocente de integração.

O meu jogo favorito dessas máquinas todas, era o puzzle Bobble.
Quem é que não conhece os manos dinossauros que rebentavam bolinhas de sabão?
Não tenho bem a certeza de quantas horas dediquei ao bendito jogo, mas foram mais de muitas, passava horas agarrado à máquina a desperdiçar moedas de 50 e 100 escudos ( 25 e 50 cêntimos respectivamente), sempre ao som da mesma música, com um bando de pirralhos da minha idade a olhar como se fosse um evento extremamente importante eu estar a gastar dinheiro para rebentar bolinhas.

E embora hoje em dia seja absurdo gastar dinheiro em máquinas de jogos, com o acesso tão fácil e tão variado de jogos mais ou menos razoáveis quer nos computadores quer nas consolas, mas ainda sinto um bocadinho de saudades daquela sensação de estar ali a deixar a minha marquinha á custa de umas quantas moedas e de muitas horas de esforço para não “morrer”.

E já que estamos numa de partilhar, olhem joguem:

Para começar a jogar, têm que carregar em cima do jogo, e iniciam com o Enter.
mexem com as setinhas do teclado,
disparam a bola com a barra de espaço,
fazem pausa com o botão “P”.
Já sabem, 25 cêntimos por jogo :P

E vocês?
Chegaram a jogar nas máquinas de arcade?
Tinham algum jogo preferido?
Vá, toca a comentar, ler e subscrever (e se quiserem, a jogar. podem ver o site do jogo aqui)

3 comentários:

  1. Nós faltavamos às aulas para ir para o salão de jogos :)

    ResponderExcluir
  2. Eheh
    Lembro-me perfeitamente de, numas horas livres, pra i no 8º ou 9º ano, ter ido com as minhas colegas a um salão de jogos. (Realmente, tinham sempre um ambiente escuro e sujo, e é verdade... porcaria das pastilhas!)
    A minha mãe não gostou muito quando lhe contei. Contou-me logo que sabia de miúdos que esturravam o dinheiro todo e faltavam as aulas por causa disso (e a Vera confirma :P)

    O Puzzle Bobble, ainda o tenho no meu PC antigo. Basta olhar para aquela imagem para me lembrar da musiquinha... ;)

    ResponderExcluir
  3. Vera
    Ai sua baldas xD
    D.
    Ai e se torravam o dinheiro xD.
    Há uns dias vi uma maquina dessas e eram super caros xD

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...