quarta-feira, junho 27, 2012

Tatuagens, accessorizing até ao próximo nível?

Hoje vi pela primeira vez uma colega minha, a Y, fora da farda de trabalho.
E a primeira coisa em que os meus olhos aterraram foram nas tatuagens dela - vamos só dizer que não foi uma visão agradável, e que nem quero imaginar o que mais estará escondido debaixo da sua roupa.

Agora entra todo o dilema moral de "Ah e tal, o que para ti é feio para ela é bonito yada yada yada" , mas isto é o meu blog, last time I checked
So....

Ora bem, não gosto de tatuagens.
Não há maneira de dizer isto com falinhas mansas.
Não acho sexy, irreverente ou inovador.
É só tinta que não sai, e que nem sempre faz boa figura.
Nem era nada má ideia haver alguma espécie de critério para se poder fazer uma tatuagem, para além do básico “ser maior de idade” - porque isso é mesmo muito fiável.
Não vou ser hipócrita, admito, já ponderei uma ou duas vezes fazer uma, mas cheguei à conclusão que - para além de fugir de lá a correr mal sentisse a agulha - é demasiado permanente e daqui a uns anos posso não gostar de tudo o que gosto hoje, (mais particularmente do que tatuei) coisa que acho que muita gente não faz.

A verdade é que agora com o verão, se vê mais e mais pele à mostra, e quanto mais vejo, mais me pergunto sobre quantas pessoas se arrependem de terem feito a sua “marquinha”.
O melhor é que há todo um conjunto de tatuagens invariavelmente foleiras, que mesmo assim não deixam de ser bastante populares:
  • Tribais – Okay, esta é a mais comum. É tipo ondinhas, riscos e triângulos espalhados pelos braços. Os meninos do bombex made in gym adoram, dá todo um ar badass que eu não percebo.
  • Tatuagens de namoro – são aquelas mais giras, em que o Joaquim tatua “DINA” em todo o antebraço, até 5 meses mais tarde andar com uma Teresa, e a Dina já estar no canadá com o Manel. Still, the tattoo is there.
  • Tatuagens no meio das mamas – Tenho que explicar a que níveis é que isto é foleiro? Well, digamos que eventualmente a gravidade segue o seu curso, e não vai ser uma visão bonita. Para além de que estraga todo e qualquer decote.
  • Tatuagens com citações – Ahm… querem partilhar citações? Tweetem, facebookem, tumblrem (aportuguesar isto é um máximo). Daqui a meia dúzia de semanas, a citação já não vai ter tanta piada… e vai estar lá.
  • Fotos de parentes tatuadas no corpo – O que aconteceu à mítica foto dos putos e da mulher na carteira? E nem vamos entrar pelo pormenor de 90% das tatuagens a partir de fotos parecerem possessões demoníacas.
  • Acessórios tatuados – Atacadores nos pés, laçarotes, nos pulsos, atilhos nas costas… a isto se chama preguiça de ir às lojas comprar.

Não quero com isto dizer que me faz impressão ver ou que acho que todas as tatuagens são horrorosas – admito que há por aí muita gente com algumas bem giras… o que não me dá mais vontade de fazer alguma. – Mas é o vosso corpitxo, metam um braseiro nas nalgas a ver se me importo.



E podia continuar aqui com exemplos muito maus – dos quais destaco a bendita maquilhagem permanente, em que algumas alminhas tatuam sombra nos olhos ou risco nos lábios, porque “poupam dinheiro” (really???)– mas deixo esse serviço para vocês (podem-se inspirar aqui).
O que pensam de tatuagens?
Têm alguma? Queriam ter?
As pessoas pensarão o suficiente antes de se tatuarem?
Acham que as pessoas com tatuagens são discriminadas? (eu acho que nalguns casos são)
Que tipos de tatuagens foleiras podiam ter sido enumeradas acima?
Vá, toca a ler, comentar, e subscrever. Ah e já agora, continuem a votar ao lado!

8 comentários:

  1. bem...eu poderia dizer que gosto das tatuagens com bom gosto..mas q raio é isso de bom gosto?? lol agr isso da tatuagem pra vida eterna, acho q n devemos ser tao racionais and go with the flow!

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho duas tatuagens (uma no ombro, outra na perna). As duas foram desenhos feitos por mim, e com o maior significado... Sei que é coisa que NUNCA me vou fartar ou deixar de gostar!
    Não faço tatuagens, dó porque é bonito, só porque é moda, só porque é fashion. Pensei muito antes de cada uma. Nenhuma das duas é tribal, citação, uma foto, ou acessorios.
    Eu gosto de tatuagens, e aprecio a tatuagem como uma forma de arte, mas também concordo que há tatuagens horrendas, que jamais deveriam ter sido feitas.

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho uma tatuagem. É um escorpião e, além de ser o meu signo, é também uma forma de representar os meus pais, uma vez que eles também são deste signo. Porquê o escorpião para os representar? Simples. De todas as foleirices que mencionas-te acima eu concordo contigo. Tatuar tribais, nomes e coisas no meio das mamas? NUNCA! Citações? Prefiro "tatuá-las" num livrinho que uso para o efeito. Fotos de parentes? Não me parece, como tu dizes (e bem) a maior parte das vezes parece que foram possuídos por satan. Quanto aos acessórios acho muito estupido, oh pah ir aos chineses comprar e usar é mais rapido, indolor e barato.
    No entanto gosto muito de tatuagem, desde que bem feitas, claro, discretas e que o corpo não fique a parecer uma parede de grafiti com tattos de alto a baixo.

    ResponderExcluir
  4. Eu não tenho nenhuma tatuagem, mas já pensei em fazer uma. No entanto, é como tu dizes, é demasiado permanente e daqui a uns anos posso já não gostar do que fiz. Acho que muitas vezes as pessoas não pensam nisso e simplesmente vão atrás da moda. Quanto ao serem discriminadas, acho que em algumas situações o são, não só nas mais simples situações do dia-a-dia, mas especialmente no trabalho. Em determinadas profissões (na área da saúde por exemplo), as tatuagens não são muito bem vistas (embora eu ache que não é por se ter uma tatuagem que se é boa ou má pessoa, bom ou mau profissional).
    Acho que te faltou falar na bela da tatuagem "Amor de Mãe" ou "Angola 1969" que já mal se vê de tão apagada está. Coisa feia!!

    ResponderExcluir
  5. Não tenho nenhuma tatuagem, nem nunca me passou pela cabeça fazer uma, mesmo que fosse mínima e num sitio menos visível, 1º tenho pavor a agulhas, só de pensar em espetarem-me agulhas até me dá uma coisinha má, 2º pensar no futuro, como ficaria a tatuagem daqui a muitos anos quando eu já tivesse cheia de rugas e a gravidade tivesse feito das suas e a imagem que me vem à cabeça não é nada agradável.

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho duas: uma no tornozelo e outra no pulso. São pequeninas, discretas.

    Não me arrependo de nenhuma delas, mas se voltasse atrás faria num estúdio mesmo. E a do tornozelo foi a primeiro e era um simbólo que gostava muito (e ainda gosto), mas que tenho pena de não saber o que é, apesar de parecer o Om.

    Às vezes penso numa 3ª, mas depois passa-me a vontade, por várias razões. A ser é um desenho pequeno que fiz há uns anos e que me diz muito.

    ResponderExcluir
  7. Tenho 2 tatoos, e acho que as pessoas muitas vezes não tem a noção do peso que é fazer uma tatoo. tenho as inicias do meu nome que fiz aos 18 e ja nem gosto tanto , apesar de tar bem feita e não me incomodar muito , e nas costas tenho uma frase feita por mim que me define como pessoa. Apesar de gostar muito delas se podesse voltar atraz pensava 2/3 vezes.Mas nesta vida nada é permanente nem as tatuagens , e existem vários métodos para as retirar (apesar de serem caros).
    Não acho que as pessoas sejam tão descriminadas como antigamente e apesar de ser algo que marca o corpo as pessoas dão lhe uma importância um pouco estranha . Se nos gostamos delas se estão no nosso corpo, gastamos o nosso dinheiro , sofremos o que importa o opinião dos outros? Eu sinto me bem com as minhas e quem se incomodar com isso paciência ! Ja agr não julgo as tatuagens como foleiras porque os gostos de cada pessoa é algo muito pessoal e relativo! :)

    ResponderExcluir
  8. Same here!
    Não gosto. No máximo fazia uma com henna, que vai saindo. E considero isso um 'tue l'amour' :)

    ResponderExcluir

Aproveita agora que comentar ainda não paga imposto, pode ser que responda!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...